Dicas & curiosidades

Produtos

> Kiwi

Origem
Originários do sul da china, são plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha.

O kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género actinídea e de seus híbridos. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. Os frutos dos cultivares mais comuns são ovais, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha (5 a 8 cm de comprimento e de 4,5 a 5,5 cm de diâmetro). Contém fileiras de pequenas sementes negras comestíveis. Quando maduro, o fruto é sumarento e macio, com um paladar e cheiro muito característicos. Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantêm a coloração verde quando madura.

Valores nutricionais
É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina c já identificado com a exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém ainda em números significativos. Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e, especialmente, o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O fruto fornece, também, quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.